PONTUAÇÃO – 6º ano

Vírgula (,)

É usada para:
a) separar expressões que marcam tempo, lugar e outras circunstâncias, colocadas no início ou no meio da frase:

Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.
Nada se fez, naquele momento, para que pudéssemos sair!
Neste local, não é permitida a entrada de fumantes.

b) separar entre si elementos dispostos em enumeração:

Era um garoto de 15 anos, alto, magro.
A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais.

c) isolar o vocativo:

Então, Janice, não há mais o que se dizer!

d) isolar o aposto:

João, aluno da 5ª série, apresentou ótimo rendimento.

e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

As indústrias não querem abrir mão de suas vantagens, isto é, não querem abrir mão dos lucros altos.

f) separar os nomes dos locais de datas:

Brasília, 30 de janeiro de 2009.

Ponto final (.)

É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:

Eu amo minha família.

E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., obs.

Ponto e vírgula (;)

É usado para separar itens enumerados:

A Matemática se divide em:
– geometria;
– álgebra;
– trigonometria;
– financeira.

Dois-pontos (:)

É usado para:
a) fazer uma citação ou introduzir uma fala:

Ele respondeu:
— Não, muito obrigado!

b) indicar uma enumeração:

Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

Ponto de exclamação (!)

É usado quando se quer enfatizar uma frase, por ela ser humorística, gritante ou emocionante:

Que beleza!

Ponto de interrogação (?)

É usado para indicar perguntas.

Quem é você?

Travessão (–)

Serve para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras, frases ou expressões (como entre parênteses).

— Bom dia, mamãe.
— Bom dia, meu filho.

Exercícios de fixação

Leia os textos e faça o que se pede:

TEXTO 1:

A mosca

A mosca saiu do açucareiro.
Zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz.
Pousou numa xícara. O homem espantou-a com a mão.
Zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz.
Parou perto de outra mosca. Conversaram!
– Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz!
– Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz?
– Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz…
– Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz!
– Zzzzzzzzz zzzz!
– Z.
E voltaram as duas.
Zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz.
O homem tornou a afastá-las.
Zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz.
Elas tornaram a voltar. Agora eram três.
Zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz.
O homem se levantou e foi embora.
Moral: é mais fácil uma mosca espantar um homem do que um homem espantar uma mosca.

(ELIACHAR, Leon. O homem ao quadrado. São Paulo: Círculo do Livro, 1960.)

1) Leia o texto em silêncio.

2) Leia-o em voz alta.

3) Você leu todas as sequências de z do mesmo modo, ou seja, deu alguma pausa entre elas? Por quê?

4) Você leu todas as frases no mesmo tom ou não? Por quê?

5) Qual é a função do uso de z no texto?

6) Comente sobre a moral da história.

7) Imagine que palavras estariam sendo ditas no lugar dos zz e reescreva a história.

TEXTO 2:

Elefantes

Os elefantes são os maiores dentre os animais terrestres. Há duas espécies de elefantes: o elefante africano e o asiático.
Os elefantes vivem em pequenas famílias chamadas de clã. Cada clã tem algumas fêmeas adultas, com suas crias e outros elefantes ainda jovens. A fêmea maior e mais velha é quem dirige o clã. Os elefantes machos vivem sozinhos ou têm seus grupos separados. Juntam-se às fêmeas na época do cio.
Depois de dar à luz, a mamãe elefante alimenta seu bebê com seu leite várias vezes ao dia. Este se mantém sempre junto dela durante os primeiros meses de vida, andando quase sempre por entre as duas patas da mãe para maior proteção.
A alimentação do elefante adulto é composta por aproximadamente 250 a 320 quilos de folhas, frutos e raízes. Essa quantidade de alimentos corresponde a mais ou menos um quilômetro quadrado de vegetação raia. Além disso, precisam beber 110 a 190 litros de água por dia, sem falar na água do banho.
É por isso que, para não dizimar a vegetação de um lugar, os elefantes estão sempre viajando.
Os elefantes mais velhos e doentes, geralmente, retiram-se do grupo principal e formam sua própria manada. Com eles vão alguns elefantes jovens, que lhes fornecem ajuda para procurar comida e proteção contra outros animais.
Quando estão quase à morte, esses elefantes velhos e doentes procuram lugares calmos onde possam conseguir agia e comida com mais facilidade. Os mortos ficam por ali, o que deu a falsa impressão de que existiriam “cemitérios de elefantes.”
Os elefantes jamais morrem por ataque de outros animais, sendo o homem o seu maior inimigo.

(Como vivem os animais. São Paulo: Abril. p. 3-4)

1) Quais são as principais informações que o texto nos traz sobre os elefantes?

2) Quais são as espécies de elefantes que existem?

3) Existem realmente cemitérios de elefantes? Comente, com base nas informações trazidas pelo texto.

4) De que modo os elefantes demonstram que respeitam a natureza?

5) Você já viu algum elefante pessoalmente ou só por imagens? Comente.

6) Na linha 2, os dois pontos estão sendo usados para:
(  ) introduzir uma fala de personagem.
(  ) introduzir uma explicação.

7) Pontue as frases a seguir, usando os dois pontos, com o mesmo objetivo apontado no item 6, onde for necessário:
a) As famílias de elefantes são formadas por estes componentes algumas fêmeas adultas, suas crias e outros elefantes ainda jovens.
b) A alimentação do elefante adulto é composta por três elementos básicos folhas, frutos e raízes.
c) Há bandos de elefantes formados por outros elementos três elefantes mais velhos e doentes e elefantes mais jovens.

8) Observe bem as frases a seguir:
Depois de dar à luz, a mamãe elefante alimenta seu bebê com seu leite várias vezes ao dia.
Várias vezes ao dia, a mamãe elefante alimenta seu bebê seu leite depois de dar à luz.

Agora responda.
8.1 As expressões sublinhadas dão ideia de lugar ou de tempo?
8.2 O que você pôde perceber que aconteceu com o uso da vírgula nas duas frases? Tem algo a ver com a posição em que as expressões sublinhadas se encontram? Comente.
8.3 – Use a vírgula nas frases a seguir, quando se fizer necessária.
a) Os elefantes machos adultos juntam-se às fêmeas na época do cio.
b) Na época do cio os elefantes machos adultos juntam-se às fêmeas.
c) Durante o período de um dia um elefante precisa beber de 110 a 190 litros de água.
d) Um elefante precisa beber de 110 a 190 litros de água durante o período de um dia.

9) Observe estas frases:
Para não dizimar a vegetação de um lugar, os elefantes estão sempre viajando.
Os elefantes, para não dizimar a vegetação de um lugar, estão sempre viajando.
Os elefantes estão sempre viajando para não dizimar a vegetação de um lugar.
Quando estão quase à morte, esses elefantes velhos e doentes procuram lugares calmos onde possam conseguir água e comida com mais facilidade.
Esses elefantes velhos e doentes, quando estão quase à morte, procuram lugares calmos onde possam conseguir água e comida com mais facilidade.
Esses elefantes procuram lugares calmos onde possam conseguir água e comida com mais facilidade quando estão quase à morte.

Agora responda:
O que você pôde perceber com relação ao uso da vírgula nessas frases? Tem algo a ver de novo com a posição de certas expressões na frase? Comente, procurando dizer que tipos de ideias são por elas expressas.

10) Reescreva as frases a seguir, trocando de posição os elementos possíveis e pontuando com vírgula onde for preciso. Procure tomar como base as frases do item 9.
a) O bebê elefante anda quase sempre por entre as patas da mãe para que fique mais protegido.
b) Os elefantes retiram-se do grupo principal e formam sua própria manada quando ficam mais velhos e doentes.

11) Procure saber mais sobre o elefante africano e o asiático. Escreva um texto mostrando o resultado de sua pesquisa.

elefante

Anúncios

25 comentários sobre “PONTUAÇÃO – 6º ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s