Modo Imperativo no texto instrucional – 8º ano

Descobrindo:

mosquito

Iniciar com a exploração oral sobre o assunto presente no texto, deixando que os alunos comentem seus saberes em relação às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Prosseguir com a análise dos enunciados:

  • A quem o texto se dirige?
  • A expressão “esse problema” se refere a quê?
  • Qual é a intenção do texto?
  • O que as frases indicam?
  • Que formas verbais foram usadas para isso?
  • Os comandos são negativos ou afirmativos?

 

Conceituando:

As frases que constam na imagem indicam comandos, revelados por meio dos verbos no modo imperativo.

Esse modo é usado em português para dar conselhos, fazer pedidos, suplicar ou dar ordens. Sua conjugação, que obviamente exclui o eu, parte do presente do indicativo ou do subjuntivo, dividindo-se em duas formas distintas: afirmativa ou negativa.

No imperativo afirmativo, as formas da 2ª pessoa (do singular e do plural) originam-se do presente do indicativo sem o “s” final; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo. O verbo ser, que é anômalo, excetua-se à essa regra.

No negativo, as formas de todas as pessoas coincidem com as formas do presente do subjuntivo, acrescentando-se a palavra não diante do verbo.

Perguntar à turma em quais outros tipos textuais aparece o modo imperativo (placas, receitas, manuais, bulas, etc).

No quadro, preencher a tabela do verbo COMPRAR, junto com os alunos:

tabela imperativo

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Atividades:

Observe o texto:

FOLDER 1

a) Identifique as formas do modo imperativo.

b) A quem elas se referem?

c) Passe todas as formas verbais imperativas para a 2ª pessoa do singular.

d) Crie um cartaz alertando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Use frases imperativas e inclua uma ilustração. Seja criativo: os melhores serão destacados em alguns pontos da escola ou do bairro.

SAIBA MAIS…

Confira a etimologia e pronúncia correta do termo Aedes aegypti:

https://portuguesetri.wordpress.com/2016/02/17/pronuncia-e-etimologia-aedes-aegypti/

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