22 de março: Dia Mundial da Água

Professor, o tema foi delimitado. Enfocou-se o desastre ambiental que atingiu o Rio Doce. Passados quatro meses da tragédia, o clima para este Dia da Água é de luto!

É fundamental que as aulas sejam complementadas com estudos inerentes à localidade onde o aluno vive. Pesquisar sobre a fonte que abastece a cidade, fazer um estudo de campo, registrando por meio de fotos ou depoimentos se há poluição…

Elaborei o material pensando em minhas turmas de 8º e 9º anos. Mas as ideias podem servir também para o 1º ano do Ensino Médio.

Certamente, temos de nos preparar e ficar cientes sobre o assunto. Eu pedi socorro à colega bióloga Cristina, que ajudou muito com a indicação de sites e disponibilizou materiais. Muito obrigada, Cris!

Então, vamos lá:

a

1- Descobrindo

Mostrar aos alunos o texto abaixo:

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial da Água, publicando um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

Declaração Universal dos Direitos da Água

1- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

(Histoire de L´Eau, Georges Ifrah, Paris, 1992)

 h

2- Contextualizando

Apresentar à turma a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

A partir desta canção, podem-se relembrar inúmeros dados científicos: ciclo da água, estados da água, volume de água do Planeta, curso…

Seria ótimo se você fizesse uma parceria interdisciplinar, com os professores de Ciências, Artes, etc. Explorando oralmente a letra, podemos reforçar os saberes dos alunos.

Planeta Água
Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Alguns exemplos de questões:

“Planeta Água”

– Por que a música recebeu este título?

“Águas escuras dos rios/Que levam a fertilidade ao sertão”

– Como é a distribuição da água em nosso país?

“Água que o sol evapora/ Pro céu vai embora/ Virar nuvens de algodão”

– Alguém pode explicar quais os estados da água?

“Onde Iara, a mãe d’água”

– Iara é um personagem do folclore nacional. O que já ouviram falar dela?

“Alegre arco-íris sobre a plantação”

– O arco-íris é um fenômeno óptico. Alguém sabe como ele acontece?

“São as mesmas águas que encharcam o chão/ E sempre voltam humildes/ Pro fundo da terra”

– Vocês sabem como funciona o ciclo da água?

“Águas que banham aldeias/E matam a sede da população”

– O corpo humano depende da água. Vocês podem citar que funções ela tem no organismo?

“Terra! Planeta Água”

– O que vocês sabem a respeito do volume de água no Planeta?

 a

ATIVIDADE: Propor aos alunos a confecção individual de cartazes com ilustrações e frases criativas sobre a importância da água, sua preservação e consumo consciente. Os textos poderão ser fixados na escola.

a

3- Problematizando

Mostrar aos alunos imagens do desastre ambiental provocado pelo rompimento das barragens de rejeitos em Mariana/MG.

Fotos: Leonardo Merçon, Fernando Madeira e Herone Fernandes.

Disponível em https://www.facebook.com/ultimosrefugios/

 

Analisar as imagens e levantar os conhecimentos prévios sobre o assunto.

centro-mapa

 

Imagem disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/os-rios-que-carregam-esperanca-para-doce-18279789

a

Mostrar aos alunos o relato do fotógrafo Leonardo Merçon, colaborador do Instituto Últimos Refúgios, após percorrer o Rio Doce do Espírito Santo até Minas Gerais:

a

ATIVIDADE COM O GÊNERO TEXTUAL “NOTÍCIA”: Em grupos, analisar 5 notícias envolvendo o tema. Construir um clipping com as mais relevantes, preenchendo a tabela abaixo. O ideal é que, pela tabela, seja possível evidenciar um resumo do ocorrido, visualizar a ordem cronológica dos fatos, a “evolução” da tragédia ambiental que assolou o Rio Doce.

tabela1

 

4- Intervindo

Assistir com a turma o vídeo da canção Cacimba de mágoa, composta por Gabriel, o Pensador e a banda de forró Falamansa, em parceria com o Instituto Últimos Refúgios e o Instituto O Canal.

Deixar que os alunos falem das impressões sobre a música.

Leitura do poema:

RÉQUIEM PARA O RIO DOCE
Adilson Vilaça

Desde a primeira manhã
Eu sou Watu, o Grande.

Ordenado por Kupan
A ser vida que se expande
Percorro longa sina anciã
Até onde sua voz comande.

Oferto meu afã ao Oceano.
Incansável: dia a dia, ano a ano.

Eu sou Watu, vítima do saque.
Primeiro roubaram-me o nome,
Tiraram-me a identidade Krenak.

Apenas água que se consome
Batizaram-me, então, de Doce.
Fosso para saciar sede e fome,
Como se mercadoria eu fosse.

Sou um rio sagrado. Dadivoso,
Abrigo lontra, ariranha, ave,
Território de cardume volumoso,
Lar de cágado, camarão, capivara,
De tanta forma de vida sutil, suave,
De tanta preciosa espécie rara.

Quem disse que sou esgoto da ganância?
Quem me obriga a doar extermínio em abundância?

Não basta ser o Rio Doce? Não basta somente
Ser a fossa da imundície de tanta gente?

Eu sou Watu, rio sagrado do povo Krenak.
Sou fonte de vida, mas como resistir a novo ataque?

De onde veio toda essa lama? Lama lama lama…
No leito, no redemoinho, no remanso, na pele, na alma: lama.

Lama que transbordou dos cofres da cobiça…
Canhões de lama, punhais de lama, napalms de lama…
Quem ordenou a chacina? Quem é o senhor de tanta carniça?

Lama lama lama… Quem é o dono de tanta lama?

O mesmo que antes devastou a sombra da margem?
O mesmo que tramou a seca da minha viagem?
O mesmo que maquinou a longa estiagem?

Lama lama lama… Como seu dono se chama?

a

ATIVIDADES SOBRE O POEMA:

1- Elabore um glossário das expressões menos conhecidas.

2- Aponte elementos do texto que o caracterizam como poema.

3- A voz que fala na poesia chama-se “eu-lírico”. Sabendo disso, responda quem é o eu-lírico.

4- Verifique o significado da palavra “réquiem” e justifique o título do texto.

5- No decorrer do poema surgem questionamentos. Qual o propósito do autor ao inserir estas interrogações?

6- Enumere as duas principais intervenções negativas pelas quais o eu-lírico afirma ter passado.

7- Aponte duas expressões que qualificam o Rio e outras duas que o depreciam pelo seu estado atual, resultante de ações externas.

8- Com base em seus conhecimentos, responda à pergunta lançada no último verso do poema.

9- O poeta foi genial ao dar voz ao Rio Doce. Comente os efeitos que essa personificação do Rio em eu-lírico produz no leitor.

10- Relacione o poema com o primeiro texto estudado. Disserte sobre a dimensão em que o Rio Doce teve seus direitos violados.

11- Crie uma charge envolvendo o tema do texto.

a

PRODUÇÃO FINAL:

Ouvir a “Carta escrita no ano de 2070”, texto de John Vask.

Após discutir sobre o vídeo, percebendo que a água é sim um recurso finito e deve ser usado de forma consciente e sustentável, pedir aos alunos que façam uma apresentação do texto. A encenação pode ser feita por meio de um jogral, musical, teatro de sombras…

a

Fontes complementares:

http://observareabsorver.blogspot.com.br/2015/12/estivemos-ontem-na-area-indigena-dos.html

http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

http://www.ultimosrefugios.org.br/

Anúncios

3 comentários sobre “22 de março: Dia Mundial da Água

    • Lu Batisti disse:

      Eu conclui as atividades hoje. Achei que as aulas foram bem dinâmicas, eles se envolveram na discussão mesmo. E houve uma grande sensibilização… até olhos rasos d’água durante a exibição dos vídeos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s